Definição dos Temas

Até a III Bienal, ENCAC´2003, realizada em Curitiba, a escolha do tema era feita no âmbito do Comitê Permanente da Bienal.
A partir da IV Bienal, ENCAC´2005, realizada em Maceió, o tema foi definido por meio de consulta e votação no contexto da Lista de Professores de Conforto.
Com a reconstrução do site da Bienal por ocasião da IX edição, a votação passou a ser realizada online através de um questionário.
Na XII edição, como era feito no início, o Comitê Permanente definiu o contexto do referencial temático, considerando o conjunto de temas propostos na Lista de Conforto e a atual situação mundial de Pandemia devido a COVID-19.
Para a XIII edição, a Coordenação Geral da Bienal decidiu realizar a escolha do tema no formato em que a mesma ocorreu nas 5 primeiras bienais, ou seja, considerando sugestões levantadas junto a lista de conforto.

Os temas das bienais já realizadas encontram-se listados abaixo:

I Bienal – 1999 – Habitação de Interesse Social
II Bienal – 2001 – Arquitetura Bioclimática Escolar
III Bienal – 2003 – Centro de Comércio e Serviços
IV Bienal – 2005 – Edifício Bioclimático para Hospedagem
V Bienal – 2007 – Habitação Multifamiliar Bioclimática
VI Bienal – 2009 – Centro Cultural
VII Bienal – 2011 – Habitação Multifamiliar
VIII Bienal – 2013 – Biblioteca
IX Bienal – 2015 – Abrigos de Emergência
X Bienal – 2017 – Edifícios Verticais de Uso Misto
XI Bienal – 2019 – Estabelecimentos de Saúde
XII Bienal – 2021 – Habitat “sustentável, saudável, flexível e adaptável

Definição do Referencial Temático para a XIII Bienal de Arquitetura Bioclimática “José Miguel Aroztegui”

Diante da situação precária dos campi universitários atuais pós-pandemia, o tema proposto para a XIII Bienal Aroztegui será o desenvolvimento do projeto integrado de uma quadra/setor de um campus universitário.

Entende-se por uma quadra/setor como um conjunto de 2 a 3 edifícios que caracterizem uma faculdade/centro/instituto voltado à uma formação profissional específica (graduação e/ou pós-graduação).

Este arranjo dos blocos/edifícios deve buscar a geração de espaços abertos positivos, ou seja, aqueles que proporcionem o sentimento de habitar, pertencer, socializar e descansar. Busca-se estimular o desenho dos edifícios integrados as suas áreas externas, viabilizando funcionalmente setores compartilhados (salas de aula, auditórios, laboratórios, biblioteca, bar/restaurante, espaços de socialização e lazer) X individualizados (salas de professores, setor administrativo).

Qualquer que seja a escolha da faculdade/centro/instituto, a proposta edilícia deverá considerar as seguintes condições e critérios:
– adequação ao meio climático e às exigências humanas.
– flexibilidade espacial e adaptação.
– saúde, bem estar e produtividade.
– acessibilidade universal.
– eficiência energética e uso de fontes renováveis.
– ODS, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.